terça-feira, 5 de maio de 2009

Sexo, mentiras e traições: A outra


Li a sinopse do filme A Outra e fiquei interessada. A história se passa na corte inglesa do Rei Henrique VIII, aquele da época da Reforma e Contra Reforma que a gente aprendeu nos livros de história. O famoso caso do rei que rompeu com a Igreja Católica, para anular seu casamento e casar-se a uma de suas concubinas, Ana Bolena. Isso lhe valeu a excomunhão pelo Papa da época e a fundação da Igreja Anglicana da Inglaterra. Henrique não podia ver um rabo de saia, ao longo de seu reinado ele teve nada menos que seis esposas! Isso é que é galinhagem medieval... Bem vamos à história.

Desde aquele tempo os valores morais da sociedade já eram duvidosos. O tio e o pai das irmãs Ana e Maria Bolena, mesmo sob os protestos da mãe das moças e única pessoa sensata na história, não hesitaram em vender as moçoilas em troca de propriedades, títulos de nobreza e regalias na realeza. O rei era casado com Catarina de Aragão da Espanha, mas o casório não ia muito bem, já que só tinha tido uma filha com ele, perdido vários bebês e não podia mais engravidar. O rei estava à procura de uma jovem que pudesse o “consolar” e “entreter”, se ligaram?!

Ao tomar conhecimento da “carência” do rei, a dupla tio cafetão/pai aproveitador entrou em campo e articularam um esquema tático para a bela Ana (interpretada por Natalie Portman) seduzir o cara. Acontece que o tiro saiu pela culatra, e o rei acabou encantado por Maria (Scarlett Johansson) que já era casada. A pobre jovem teve que se sujeitar a virar amante do rei, mudando-se com a família para corte para desfrutar das regalias reais. E o chifrudo do marido pasmem: Aceitou tudo, afinal quem ousaria ir de encontro aos desígnios do monarca?! Outra que teve que engolir a traição a seco foi a rainha Catarina. Manda quem pode... Obedece quem tem juízo! Nem o irmão George (Jim Sturgess) foi polpado. Arranjaram um casamento com uma fulana da corte que ele detestava, em troca de títulos de nobreza.

Ana, preterida pelo rei, armou o maior salseiro! Inconformada, a mulher mirabolou vários golpes e assim colocou Henrique VIII no bolso! Quando a irmã Maria engravidou do rei, uma gravidez de risco, Ana se aproveita da situação para seduzí-lo. Ela trai a irmã e faz o rei ignorar o filho bastardo, e o convenc a anular seu casamento com Catarina. Inferniza o homem até conseguir se tornar rainha. Como ela conseguiu tal feito? Porque ela se nega a liberar sua “pureza” (hahaha) para o rei. Fez jogo duro e como diria Ilka Tibiriçá: Só casando! Isso só reforça minha teoria de que homem só pensa com a cabeça de baixo...

Mas como alegria de pobre dura pouco, Ana não tarda a provar de seu próprio veneno. Mesmo antes de casar começa seu calvário. Além disso, ela não consegue dar ao marido o filho homem que ele tanto queria e sim uma filha, que mais tarde viria a se tornar a rainha Elizabeth I. O elenco é muito bom, com Natalie Portman e Scarlett Johansson num excelente momento. Quem dá vida ao rei Henrique é Eric Bana (O Incrível Hulk), numa atuação muito bacana, sem contar que deu um rei bem simpaticozinho! Vale super a pena assistir essa rede de intrigas e o desfecho da trama, eu recomendo! :)

Título Original: The Other Boleyn Girl
Título Traduzido: A Outra
Gênero: Drama
Duração: 115
Ano de Lançamento: 2008
Para assistir online: http://www.easyfilmes.com/A+Outra-993.htm

Nenhum comentário: